Cabeça e Pescoço

Cirurgias de boca e orofaringe

Cirurgias de boca e orofaringe

O câncer de boca é uma doença grave que pode levar a morte se não for diagnosticada e tratada no seu estado inicial. A incidência dessa doença entre os homens é o dobro que a das mulheres, com predominância nos idosos.

Hábitos como o tabagismo, o alcoolismo e a alta exposição aos raios do sol aumentam a prevalência da doença. A falta de uma correta higiene bucal e de visitas regulares ao dentista também agrava esses índices.

Há evidência que a infecção pelo HPV (papiloma vírus humano) que pode acontecer nos casos de relação sexual sem uso de preservativos pode aumentar a chance de doença também.

Autoexame da boca

É importante realizar um autoexame da boca pelo menos 2 vezes ao ano, em um lugar bem iluminado é diante do espelho bem próximo do rosto. Para isso, é preciso remover as próteses dentárias, fazer uma boa higienização, escovar dentes, língua e a parte interna das bochechas. Em seguida observar a pele de rosto e pescoço, avaliando a presencia de manchas ou pintas atípicas na região. Nos lábios verifique se há ulcerações com bordas endurecidas, feridas ou áreas dormentes que não cicatrizem em até 2 semanas. Na parte inferior da boca é das bochechas atente para o surgimento de manchas esbranquiçadas, caroços, áreas dormentes, presença de ulceras ou manchas avermelhadas. Na língua e gengiva, é necessário observar a coloração, presença de aftas, ulcerações, aparecimento de caroços, áreas dormentes ou dolorosas.

Caso detecte os sinais ou sintomas, consulte com um especialista.

Telefone

(11) 99429-0992

Email

karinatm11@gmail.com

Orofaringe

A orofaringe inicia-se na base da língua, abrangendo as amígdalas, o palato mole, a parede posterior (parte de trás da garganta). Nela também estão as glândulas salivares menores, que produzem saliva.

O câncer de orofaringe esta associado ao tabagismo, anemia de fanconi, alcoolismo, papiloma vírus humano (HPV) entre outros.

Muitas vezes alguns dos seus sinais são confundidos com irritação de garganta ou aftas, o que faz com que a doença não tenha a devida atenção ao principio.

Alguns sintomas podem ser: caroços ou inchaço na bochecha ou pescoço, mal hálito constante, sensação de ter algo preso ou arranhando a garganta, enfraquecimento dos dentes, alteração da voz entre outros.

Cirurgia de boca e orofaringe

Os cânceres de boca e orofaringe podem ser tratados a partir de vários tipos cirúrgicos, a depender a topografia onde se iniciou o tumor e do estadiamento em que o mesmo se encontra:

– Ressecção da lesão: é ressecada a área onde se encontra a lesão bem como uma área de segurança ao redor da lesão, com o intuito de reduzir a probabilidade de recidiva da doença.

– Esvaziamento cervical: é a retirada dos linfonodos cervicais para onde é drenada a região onde se encontra a neoplasia maligna; é realizado quando a lesão se encontra em estádio clínico mais avançado. Nesse caso é necessário remover junto com o tumor principal os linfonodos e tecidos adjacentes.

– Reconstrução cirúrgica: dependendo da extensão tratada do tumor ou áreas afetadas, pode haver a necessidade de reconstrução do local através da retirada de tecido de outras áreas do corpo, através de enxertos, retalhos pediculados ou retalhos microcirúrgicos.

Manter seu check up em dia e procurar seu médico ao observar qualquer tipo de incomodo nessa região auxiliara em um diagnóstico preciso.

Untitled-4

Agende sua consulta

Preencha os campos ao lado corretamente. Retornaremos o mais breve possível. Teremos prazer em agendar sua consulta.

    Nome *

    Telefone *

    Email *

    Data *

    Mensagem

    Informações de contato

    (11) 99429-0992
    karinatm11@gmail.com
    Precisa de ajuda?