Cabeça e Pescoço

Cirurgias de Laringe e Hipofaringe

Cirurgias de laringe e hipofaringe

A cirurgia é comumente utilizada para tratar pacientes com câncer de laringe e hipofaringe. O tipo de cirurgia para remoção do câncer de laringe e hipofaringe depende do estado e da localização da doença.

Os principais tipos de cirurgia realizados no câncer de laringe e hipofaringe são:

– Cirurgia Endoscópica: Neste procedimento, o endoscópio, tubo longo com uma luz e câmara na extremidade, é inserido pela garganta até o tumor. Isso pode ser feito para biopsiar ou tratar alguns tumores de laringe em fase inicial. A maioria dos pacientes continuam falando normalmente após o procedimento. Lasers também podem ser usados através do endoscópio para vaporizar ou cortar o tumor.

– Cordectomia: Na cordectomia o cirurgião retira toda ou região das cordas vocais. Esta técnica pode ser usada para tratar tumores glóticos pequenos ou superficiais. O efeito deste procedimento na fala depende do quanto foi removido das cordas vocais. A fala normal não será mais possível, se ambas as cordas vocais forem removidas.

– Laringectomia: A laringectomia é a remoção de parte ou totalidade da laringe (caixa de voz).

Laringectomia Parcial. Os tumores menores da laringe, muitas vezes podem ser tratados com a remoção de apenas uma parte da caixa de voz. Existem diversos tipos de laringectomia parcial, mas todos têm o mesmo objetivo, a remoção de todo o tumor, de modo a deixar o máximo possível de laringe sadia. Este procedimento pode ser usado para tratar alguns tumores supraglóticos, e permite que o paciente mantenha a fala.

Laringectomia Total. Neste procedimento, a laringe inteira é removida. A traqueia é levada para cima, com um orifício para respirar, conhecido como traqueostomia. Uma vez que a laringe inteira é removida, a fala normal não é mais possível, mas as pessoas podem aprender outras formas de comunicação. A conexão entre a garganta e o esôfago geralmente não é afetada, e o paciente pode ingerir os alimentos e líquidos normalmente, após a cicatrização.

– Faringectomia Total ou Parcial: Faringectomia é a remoção da totalidade ou parte da faringe, geralmente usada para tratar o câncer de hipofaringe. Muitas vezes, a laringe é removida junto com a hipofaringe. Após a cirurgia, pode ser necessária uma cirurgia de reconstrução para o paciente melhorar a sua capacidade para engolir.

Telefone

(11) 99429-0992

Email

karinatm11@gmail.com

Possíveis riscos e efeitos colaterais

Todas as cirurgias apresentam alguns riscos, incluindo formação de coágulos sanguíneos, infecções, complicações de anestesia e pneumonia. Estes riscos são geralmente baixos, mas podem ser maiores em cirurgias complexas.

A laringectomia e a faringectomia tipicamente provocam a perda da fala normal, embora cirurgias menos extensas também podem, em alguns casos, afetar a fala.

Alguns pacientes podem precisar de uma traqueostomia após a cirurgia.

As cirurgias de garganta ou laringe também podem, por vezes, afetar a capacidade de deglutição. Isto pode implicar, em alguns casos, na colocação de uma sonda de alimentação permanente.

A laringectomia e a faringectomia também podem levar ao desenvolvimento de uma fístula (abertura anormal entre duas áreas que normalmente não se comunicam) Isso pode exigir uma nova cirurgia.

Uma complicação muito rara, mas grave da cirurgia pescoço é a ruptura da artéria carótida.

Untitled-4

Agende sua consulta

Preencha os campos ao lado corretamente. Retornaremos o mais breve possível. Teremos prazer em agendar sua consulta.

    Nome *

    Telefone *

    Email *

    Data *

    Mensagem

    Informações de contato

    (11) 99429-0992
    karinatm11@gmail.com
    Precisa de ajuda?